15/03/2024

A BÍBLIA, O PORTUGUÊS E A REENCARNAÇÃO

Não perco oportunidade para falar com meus filhos sobre coisas importantes da vida. Coisas chatas para a maioria das pessoas. Mas só sei falar de coisas chatas, tipo Cartas de Cristo e Plano Diretor. Não sei falar de futebol, notícias, novelas, carnaval e da vida dos outros.

“Pai, esse ‘pegá-lO’ que você escreveu está errado; por que apenas o ‘O’ está maiúsculo? ” — meu filho me perguntou às 5 horas da manhã (ele ia viajar, e eu estava fazendo café).

Depois de lhe explicar, aproveitei e lhe apresentei um exemplo da Bíblia.

Alonguei o papo; como eles dizem, abri nova aba e lhe falei do “TO” que se encontra em Mateus 16,17 (ver no final). Expliquei-lhe que, em outras bíblias, a tradução é “te revelou isto”, ou seja, o “TO” é a contração de TE+O. Quantas pessoas entenderam esse “TO” quando leram a Bíblia?

Mas o recado importante que eu queria lhe transmitir não era esse. Refere-se ao fato de as pessoas dizerem que Jesus era João Batista, Elias ou Jeremias (Mateus 16,13). Isso prova que o povo daquela época acreditava na reencarnação e, se Jesus não corrigiu os discípulos, era porque Jesus sabia que a reencarnação é um fato.

Aliás, pelo “jeitão” de Jesus, ele teria dado uma bronca nos discípulos por não terem corrigido as pessoas!

O “jeitão” de Jesus está claro, por exemplo, quando ele expulsou os mercadores do templo; quando disse aos fariseus e saduceus: “Hipócritas! Sabeis distinguir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mateus 16,4); e quando disse aos “doutores da lei e fariseus hipócritas”: “Serpentes, raça de cobras venenosas” (Mateus 23,33).

Meu filho foi saindo para acabar de arrumar a bagagem e, brincando, disse que ia submeter a questão do “pegá-lO” à sua professora de português do Anglo Equipe de 15 anos atrás.

MATEUS 16,13-17
“E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.”