27/02/2013

POR QUE NÃO SE FALA MAIS DELES?

“Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson Cruz, impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem. 
Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda
dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE).

Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem em protesto ao reajuste de 61,8% concedido pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.”

“O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF) abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para apenas R$ 4.600.”


“Trabalhando há um ano em Ponta Porã (MS), na fronteira com Paraguai, o juiz de direito Odilon de Oliveira já condenou 114 traficantes. À noite, ele estende o colchonete no chão da sala onde fica seu gabinete, puxa um edredom e dorme ali mesmo.”

POR QUE QUASE NÃO SE FALA MAIS DELES?

Vou arriscar uma resposta, parafraseando algo de meu guru Osho.
Pessoas como Dom Manuel, Reguffe e Odilon “agridem”.
Como alguém se sentiria sendo “homenageado” na frente do Bispo Dom Manuel?
Como alguém se sentiria recebendo “verbas extras” na frente do Deputado Reguffe?
Como alguém se sentiria “julgando” na frente do Juiz Odilon?

Jesus foi crucificado, porque suas atitudes “agrediam” hipócritas e fariseus. "Aquele que está perto de mim está perto do fogo, e aquele que está longe de mim está longe do Reino“, disse Ele em Tomé 82.

Mantidas as devidas proporções, estar perto de Dom Manuel, de Reguffe e de Odilon é “estar perto do fogo”, e estar longe deles é estar longe da cidadania, da ética e da coragem.

O melhor, portanto, é mantê-los em segredo!