15/04/2024

GERAÇÃO Z

“PRIORIDADES MUDARAM: POR QUE A GERAÇÃO Z TEM FUGIDO DE CARGOS DE CHEFIA”

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/carreira/prioridades-mudaram-por-que-a-geracao-z-tem-fugido-de-cargos-de-chefia,d323dfa65edb39e9260eac785db648a057bvrllp.html?utm_source=clipboard

EU E A GERAÇÃO Z

Tenho 79 anos. Será que pertenci e pertenço à geração Z?

Poderia começar minha história em 1960, ou até antes, quando trabalhava numa fábrica de móveis. Mas vou resumir todos esses anos em alguns episódios ocorridos quando trabalhava na Direção Geral do BB em Brasília.

Via meu chefe levar serviço para casa e tomar remédios quando chegava do banco. Pensava: eu não quero isso!

Naquela época eu já sabia a solução. Já havia acontecido comigo quando deixei de ser um especialista e fui nomeado para gerenciar projetos. Causei estranheza quando, como Gerente de Projetos, não me “matei trabalhar”. Já era formado em Administração e havia assimilado bem os seus princípios. Definia atribuições, delegava, coordenava e controlava. O banco não me pagava para executar; o banco me pagava para exercer as funções de planejamento, organização, direção e controle. Era isso que eu falava para os gerentes e supervisores das agências do BB. E falava para os donos de empresas familiares quando prestava serviços de consultoria.

Em Muriaé, um colega dizia: “o Zezé não faz nada, a mesa dele está sempre limpa”!

Mas aonde quero chegar?

Quero dizer que a geração Z não tem que evitar os cargos de chefia; ela deve lutar para mudar o perfil dos cargos de chefia.

Certa vez, numa reunião na Superintendência de BH, falei: levar serviço para casa é incompetência. A outro colega, eu disse: quem fica no banco depois do expediente não está bem com a família ou não gosta de botequim!

Mas tudo é muito mais complexo.

Mudar o perfil dos cargos de chefia também não é a solução: é trocar a escada de lugar, mas continuar subindo na parede errada!

A verdadeira felicidade — “o Reino de Deus está dentro de cada um”. Nesse sentido, a solução definitiva — inclusive se referindo à eternidade de nossas vidas — está nos ensinamentos de Cristo corretamente interpretados conforme se encontram no livro CARTAS DE CRISTO – disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1PuMkSyzz09eAsj0piotduYtN6G_Yh8PP/view?usp=drive_link