19/03/2024

O ANTIGO TESTAMENTO FOI REVOGADO

Por causa deste absurdo e vários outros constantes do Antigo Testamento é que não se pode acreditar que Jesus referia-se ao Antigo Testamento quando disse: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento.” ( Mateus 5,17).

Não se pode acreditar que Jesus tenha dito que veio para dar cumprimento ao Antigo Testamento, porque, em Mateus 5,38-39,  Ele disse: “Vocês ouviram o que foi dito (no Antigo Testamento): ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda.” Como se vê, Jesus aboliu claramente o “olho por olho” do Antigo Testamento.

O Antigo Testamento fala de um Deus invejoso e vingativo; Jesus, ao contrário, disse: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês!” (Mateus 5,43-44).

Devemos considerar ainda que, quando Jesus disse “não vim para abolir a Lei e os Profetas”, Ele se referia à Lei da Existência e à Lei dos Profetas — e não ao Antigo Testamento como um todo!

São Paulo, entretanto, se referiu ao Antigo Testamento quando disse: “(...) fomos libertos da Lei, a fim de servirmos sob o regime novo do Espírito, e não mais sob o velho regime da letra”. O “regime novo do Espírito” está nos ensinamentos de Jesus; o “velho regime da letra” é o Antigo Testamento.

Portanto, o Antigo Testamento caducou, conforme se observa na Introdução da Carta aos Hebreus — disponível em:

A pergunta é: por que os "religiosos" insistem com o Antigo Testamento? Porque o Antigo Testamento dá dinheiro, enquanto Jesus falou de “vender tudo e dar aos pobres”!