27/02/2024

EGO E ALMA

“O ser humano briga com os vivos, mas leva flores para os mortos!”

Todas nossas incoerências ocorrem porque nós vivemos de acordo com o ego e não de acordo com a alma.

A alma é uma Centelha Divina. Viver de acordo com a alma é ser perfeito como é perfeito o Pai que está no céu (Mateus 5,48); é viver no Reino de Deus aqui na Terra e em qualquer parte do universo.

O ego é um “eu” que criamos para operar no mundo. Se não tivéssemos um ego, nós não existiríamos como individualidade. Seríamos como as plantas e os animais: não teríamos consciência de que existimos.

O ego se estrutura como resultado dos impulsos de atração e rejeição que nascem com o ser humano. Aproximar-se do que dá prazer e afastar-se do que causa dor. Na dinâmica de aproximar e afastar vamos nos tornando egoístas, e, à medida que nos tornamos mais egoístas, vamos soterrando cada vez mais nossas almas. Mas a alma não morre; ela é eterna e se manifesta em certas circunstâncias.

O ser humano — o EGO — briga com os vivos, mas (a ALMA) leva flores para os mortos!

Nas CARTAS DE CRISTO, lê-se:

“Por isso tenho dito: Não vim para ensinar você a pensar positivamente para atrair ao seu redor as coisas que quer e necessita. Vim expressamente para levá-lo de volta ao Reino dos Céus.

“Entretanto, não é somente por desejar mais posses, que sua alma se encontra presa em sua morada secreta. O ego também utiliza o impulso emocional magnético de “repelir – rejeitar” para assegurar sua individualidade, privacidade e segurança. Esse impulso assume diversas formas projetadas para dar uma sensação de superioridade, ou elitismo, que o protege de pessoas que você considera indesejáveis, ou que tenham menor posição social que você. Esse impulso egocêntrico é praticado continuamente e acredita-se que é perfeitamente aceitável, mesmo nas igrejas. A verdade é: quando a alma começar a ganhar um pouco de controle sobre o impulso do ego, ela repreenderá a personalidade humana por seu egoísmo e exclusividade. Ela exigirá da psique adotar o amor incondicional e a crença na universalidade e na Unicidade de todas as pessoas, não importando quem sejam.

“Quem sabe, agora, você possa entender mais facilmente como e por que a criação de sua individualidade, por meio do ego, formou a grande cápsula dos “impulsos físicos”, que produziu e encerrou sua consciência humana, – criando tanto sua forma física como sua personalidade humana. Uma vez que governa sua mente e emoções, pensamentos e sentimentos, ela impede você de fazer contato com a FONTE de sua VIDA e com sua ALMA.

“SEU VERDADEIRO PROPÓSITO na vida é alcançar o domínio do seu ego, estendendo seu pensamento e sentimento para – “AQUELE”... QUE VOCÊ PERCEBE ESTAR POR TRÁS da CRIAÇÃO, pedindo continuamente por iluminação.”

Extraído do livro CARTAS DE CRISTO. Disponível em (p. 138):