10/11/2011

ONGs FISCALIZAM CONTAS PÚBLICAS


"ONGs fiscalizam contas públicas" - O Estado de S.Paulo
Publicado em: 24/05/2010 - 15:51
 
Moacir Assunção - O Estado de S.Paulo
A morte por acidente vascular cerebral do pai do jornalista Fábio Oliva dentro de uma ambulância mudou sua concepção de vida e a realidade de toda a região do norte de Minas, em que vive.


O episódio, ocorrido há 18 anos, se deu porque a ambulância que transportava o seu pai de Januária para Montes Claros ficou sem combustível. Depois, o balão de oxigênio acabou, por imperícia de um funcionário da faxina que o acompanhava, por falta de enfermeiro.

Oliva percebeu que a corrupção - que desviou os parcos recursos da saúde para áreas não prioritárias - era a causa da tragédia que se abateu sobre sua família. A partir daí, ele se revoltou de vez. Mas, ao contrário da maioria da pessoas, não ficou se lamentando e foi à luta. O resultado é que sete prefeitos, somente em Januária, foram cassados por improbidade administrativa desde 2004.

A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE JANUÁRIA (ASAJAN), entidade fundada por ele naquele ano, foi a responsável direta pela cassação e até prisão das autoridades municipais como prefeitos e secretários. Nascida da entidade Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), ONG especializada na fiscalização de orçamentos de prefeituras e câmaras pelo País, a Asajan gerou outras quatro coirmãs nos municípios de Itacarambi, Montalvânia, Santa Cruz de Salinas e Mirabela, que também se especializaram em fiscalizar executivos e legislativos municipais.