04/04/2025

CIDADES: PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Não haverá solução SUSTENTÁVEL para os problemas das cidades — segurança, moradia, meio ambiente (Rio Muriaé), saúde, educação, trânsito (mobilidade urbana), ), etc. — enquanto a população não participar efetivamente da administração das cidades, diretamente ou através de associações legítimas e representativas. Apenas votar nas eleições e reclamar nos botequins e nas redes sociais — ou junto ao Ministério Público —, não resolve! Mesmo que elejamos Steve Jobs, Marx, Platão, Buda ou Cristo para prefeito, governador ou presidente. “SOMOS NÓS OS QUE TEMOS QUE MUDAR”, conforme escreveu João Ubaldo no artigo “PRECISA-SE DE MATÉRIA-PRIMA PARA CONSTRUIR UM PAÍS”. (1)

A Lei n° 10.257/2001 determina que as cidades devem ser administradas de forma democrática por meio da PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade. (2)

Alguém, pessoalmente - ou indiretamente, através das Associações de Moradores de Bairro, Conselhos Municipais, OAB, CREA, CAU, CDL, Sindicatos, Lojas Maçônicas, Rotary, Lions, etc. - participou da elaboração do Plano Diretor de Muriaé? Do Plano Plurianual - PPA? Da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO? Da Lei Orçamentária Anual - LDO que, neste ano, vai movimentar R$1,042 BILHÃO? A propósito, o PPA 2026-2029 já está sendo elaborado pelas cidades. O que constará sobre segurança no PPA de Muriaé? Apenas criar a Guarda Municipal não resolve! (3)

A pergunta é: por que não nos associamos e criamos associações fortes, legítimas e representativas?

Vou “alucinar” (um amigo vai dizer que fumei novamente um baseado estragado!): porque somos egoístas e nos afastamos de Deus! Ou melhor, nunca nos aproximamos verdadeiramente do Deus-PAI de Jesus que recomendou: “faça ao outro aquilo que gostaria que o outro lhe fizesse”. Praticamente a totalidade dos “cristãos” acreditam - e pautam suas vidas - pelo Deus do Antigo Testamento - o Deus do “olho por olho”, de características humanas, ciumento e vingativo, que premia e castiga. Aliás, a espiritualidade da maioria das pessoas ainda permanece no catecismo da infância, ainda “embolando” Deus, Jesus e Cristo numa única interpretação!

Há vários anos, venho escrevendo tudo isso no Facebook e no “blog do Anacleto”. Escrevi também no blog da extinta “AAMUR - Associação dos Amigos de Muriaé” (4), que foi processada, condenada, caluniada e difamada. Pregando no deserto.

Também pregaram no deserto, Hélio Jaguaribe e outros, quando escreveram no livro “Brasil: reforma ou caos”:

“Se, entretanto, a inércia popular, a incompetência das lideranças e os estreitos egoísmos corporativos que parasitam o Estado e a sociedade não permitirem que se empreenda, apropriadamente, esse esforço de reforma social e de reforma do Estado, não pode haver dúvidas quanto ao fato de que mergulharemos, dentro dos próximos anos, numa situação de irremediável caos.”

Existem outras perguntas que sempre me veem à mente, por exemplo: por que as pessoas insistem com o Deus que premia e castiga apesar de os ensinamentos de Jesus revogarem o Antigo Testamento? Por que os pais “gritam” que amam seus filhos e netos, mas não se preocupam com a administração da cidade (Rio Muriaé secando!) onde eles vivem e viverão no futuro — mesmo tirando das suas famílias e colocando nas mãos do governo (que administra mal e, muitas vezes, de forma corrupta) mais de 30% dos rendimentos familiares? Vivemos numa democracia? Existe LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Continuando minha “alucinação”: se alguém de MENTE ABERTA quiser interpretar corretamente os ensinamentos de Jesus — que são a única solução para o ser humano sair do caos (drogas e antidepressivos são muletas!) —, sugiro estudar o livro CARTAS DE CRISTO - disponível em:

(1)   “PRECISA-SE DE MATÉRIA-PRIMA PARA CONSTRUIR UM PAÍS”

(2)   LEI Nº 10.257/2001 – ESTATUTO DA CIDADE

(3)  GUIA DE ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL – PPA

(4)  Blog da AAMUR – ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE MURIAÉ