15/09/2024

SEMPRE ESTARÁ FALTANDO ALGO

Há muitos anos, talvez lendo Osho e outros “malucos”, intuí que ganhar dinheiro não ia me tirar de um permanente estado de insatisfação. Não é preciso ser cientista para testar essa teoria. Quanto tempo a sua nova roupa, o seu novo celular, o seu novo carro ou a sua nova casa deixam você feliz? Poucos dias! Passado algum tempo, você começa a sentir que está faltado alguma coisa. As mulheres vão enchendo o guarda-roupa na esperança de preencher o vazio — talvez inconsciente — que está sempre presente. Os homens partem para ganhar dinheiro e poder! Mas nada resolve!

Toda nossa insatisfação decorre do ego. O ego é um poço sem fundo! Mas o que é o ego? Qual a origem e as funções do ego?

Eu sou o ego? Existe — nós somos — alguma coisa além do ego? Somos Espírito (Alma, Centelha Divina), e o ego é uma ficção que criamos para viver?

Não é fácil responder a essas perguntas. Somente a título de ilustração, vejam o que escreveu Huberto Rohden:
“O homem-Eu não deve mandar embora o homem-ego, mas sim o colocar na retaguarda da sua vida. O homem espiritual deve servir-se do homem físico-mental-emocional para espiritualizar-se cada vez mais; deve integrar o ego no Eu, humano no divino, o seu Jesus no seu Cristo”. (1)

“INTEGRAR O SEU JESUS NO SEU CRISTO” — ou seja, integrar o seu ego na sua Consciência Crística —tornar-se UM com o "Pai" como Jesus se tornou — esta é a receita para acabar com nossa constante insatisfação. Uma insatisfação que está nos levando a drogas, bebidas e antidepressivos —e também a acabar com o planeta.

RETORNAR AO “PAI” — Nas CARTAS DE CRISTO, lê-se:
“Voltar a esse estado transcendente de glória, beleza, felicidade e harmonia do ser é o anseio mais profundo de sua alma! Esse anseio constante, essa recordação inata e inconsciente de equilíbrio e paz, felicidade e harmonia é o que impulsiona o EGO, através da psique, a manipular o ambiente em seu favor. Seu firme propósito é o de trazer você de volta ao estado original de glorioso êxtase, do qual se formou sua alma, seu ser e sua forma.” (2)

Ah, existe um complicador: enquanto, espiritualmente falando, o caminho é transcender o ego, a maioria dos psicólogos vai dizer que precisamos fortalecer nosso ego. Isso até faz sentido numa fase preliminar de nossa existência, conforme se depreende dos ensinamentos das CARTAS DE CRISTO.

(1)   Extraído de O QUINTO EVANGELHO. Tradução e notas de HUBERTO ROHDEN. Martin Claret, 2005, p. 27.

(2) Extraído do livro CARTAS DE CRISTO - disponível em: