10/01/2013

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - PNL

UMA
TOTAL
MUDANÇA
DE
MENTALIDADE

 

UM CURSO SOBRE

COMUNICAÇÃO

&

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

INTERESSA ÀS PESSOAS QUE BUSCAM O CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE FORMA INTEGRADA E DURADOURA. 

 

A
borda o desenvolvimento integral do ser humano, principalmente porque problemas no trabalho refletem na pessoa e na família, e problemas da pessoa e da família refletem forçosamente no trabalho.

arte do pressuposto de que para obter melhores resultados na vida, sob todos os aspectos e em qualquer circunstância, você terá que usar obrigatoriamente o cérebro de forma mais eficaz.

T
em múltiplas aplicações, pois se trata de “um manual do usuário do cérebro humano”. Interessa sobremaneira tanto a PAIS, PROFESSORES, VENDEDORES, ADMINISTRADORES e PROFISSIONAIS LIBERAIS, quanto a qualquer pessoa que se preocupa com o crescimento pessoal e profissional.

S
eu objetivo é oferecer ferramentas capazes de promover o conhecimento de si mesmo, gerar mudanças comportamentais e, conseqüentemente, tornar mais eficazes os desempenhos nas diferentes relações do dia-a-dia (pai-filho, marido-mulher, vendedor-comprador, professor-aluno, patrão-empregado, administrador-funcionário).



A maior revolução da nossa geração é a descoberta
de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas de suas mentes, podem mudar os aspectos externos de suas vidas.
William James

A FORÇA OCULTA



Nossa mente pode ser comparada a um “iceberg”. Diferentemente dos treinamentos convencionais que buscam aperfeiçoar a parte consciente (a ponta do “iceberg” que se encontra acima da superfície), este curso busca explorar os recursos da parte submersa (inconsciente) que correspondem a 90% de nossas potencialidades. O aperfeiçoamento do inconsciente constitui um projeto de vida, trata-se de um “renascimento” conforme ensinou Cristo. Trabalha com a essência e não com a superficialidade (personalidade). Está demonstrado que, em termos comportamentais, trabalhos realizados exclusivamente com a personalidade (“perfumarias”) não são duradouros. E não poderia ser diferente, pois o mundo seria um caos, se a pessoa, em sua essência, mudasse de acordo com os contextos de sua vida.


A
 PNL trabalha com a mente inconsciente.


É
 um processo educacional, pois, essencialmente, desenvolve formas de ensinar às pessoas a usar o cérebro. Richard Bandler e John Grinder, criadores da Programação Neurolingüística (PNL).

É
 um modelo operacional detalhado dos processos envolvidos no comportamento e na comunicação humana. Seus princípios podem ser usados para compreender e produzir mudanças em qualquer campo da atividade e experiência humana. Psychotherapy Handbook, citado no livro Magia & Gestão, Aprendendo a Readministrar sua Vida Pessoal, de Geraldo R. Caravantes e Wesley E. Bjur.

É
 a mais importante síntese de conhecimento sobre as comunicações humanas surgida desde os anos 60 (Science Digest). Possui um enorme potencial para o tratamento de problemas individuais. Transformou-se em um programa e tecnologia de auto-aperfeiçoamento de múltiplas aplicações (Time). Citados no livro PNL, A Nova Tecnologia do Sucesso, organizado por Steve Andréas e Charels Faulkner.


Pessoas competentes sugerem inúmeras formas de como nos devemos comportar. Elas dizem, por exemplo: Fique calmo! Mantenha-se motivado! Relaxe! Não se preocupe! 

O PROBLEMA É QUE ELAS NÃO NOS MOSTRAM COMO FAZER ISSO! 

A diferença fundamental entre a Programação Neurolingüística (PNL) e outras tecnologias é que a PNL se preocupa menos com o “por quê” (Por que fiz isso?) e muito mais com o “COMO”! O “por quê” provoca justificativa; o COMO busca identificar a estrutura de comportamento que faz a pessoa agir de determinada forma. 

Em outras palavras, a PNL procura compreender as ferramentas (os programas mentais, os softwares) que utilizamos na vida diária.

É POSSÍVEL MUDAR

O
 inconsciente é muito mais do que um depósito ou arquivo de fatos passados; ele é de uma incomensurável capacidade mental para assuntos atuais e futuros. A PNL trabalha na origem (programas mentais registrados no inconsciente) e não através de racionalizações e interpretações distorcidas apresentadas pela mente consciente. Isso é possível porque, conforme atesta o Professor António R. Damásio, Chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa, Professor Adjunto do Instituto Salk de Estudos Biológicos, em La Jolla, Califórnia, autor do livro O Erro de Descartes: Os circuitos (do cérebro) não são apenas receptivos aos resultados da primeira experiência, mas repetidamente flexíveis e suscetíveis de serem modificados por experiências contínuas. Alguns circuitos são remodelados vezes sem conta ao longo do tempo de vida do indivíduo, de acordo com as alterações que o organismo sofre. Podemos adquirir estratégias para raciocinar e tomar decisões; e podemos selecionar uma resposta motora a partir do elenco disponível no cérebro ou formular uma resposta motora nova, que é uma composição desejada e deliberada de ações que pode ir desde uma expressão de cólera até abraçar uma criança, desde escrever uma carta até tocar uma sonata de Mozart ao piano”.


Jean-Jacques Rosseau
INSISTE EM “AFIRMAR A AUSÊNCIA DE ‘DONS NATURAIS’ E ATRIBUI SUAS REALIZAÇÕES AO SISTEMA APLICADO NO USO DE SI MESMO”.
A PNL é o sistema que pode ser aplicado no uso de si mesmo, ou seja,“O MANUAL DO USUÁRIO DO CÉREBRO HUMANO”.

OBJETIVO DO CURSO

Transmitir aos participantes conhecimentos básicos de Programação Neurolinguística (PNL). Os conhecimentos de PNL se apresentam como ferramentas essenciais às pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional de forma integrada e duradoura.

CONTEÚDO REFERENCIAL

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)
  • Histórico
  • Conceito
  • Pressupostos
A ESTRUTURA DO COMPORTAMENTO
  • Mapa mental, fisiologia, estado e comportamento
CONSTRUINDO O MODELO DO MUNDO
  • Filtros neurológicos
  • Filtros sociais
  • Filtros individuais
FILTROS INDIVIDUAIS
  • Generalização, distorção e eliminação
  • Sistema de percepção, representação e expressão
  • Submodalidades, metaprogramas e estratégias
  • Vocabulário, frases, perguntas e metáforas
  • Regras, convicções, crenças, valores, identidade, sistemas e espiritualidade
COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
  • Construir harmonia e confiança (Rapport)
  • Pensar e comunicar com precisão (metamodelo)
  • Ancorar-se no sucesso
  • Analisar e modificar o significado das experiências