Um PLANO DIRETOR sem objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizável NÃO VALE NADA! Aliás, este é o caso de todos os planos diretores do país!
"Vereador, fique
atento: planos diretores que têm apenas diretrizes não permitem sua aplicação,
é uma carta de intenções que não vai gerar efeitos imediatos! É uma lei inócua,
que logo se desmoraliza por não mudar nada na cidade." (*)
Foi
EXATAMENTE o que aconteceu com o PLANO DIRETOR instituído pela Lei Municipal n.
3.377/2006 - e, infelizmente, será EXATAMENTE o que acontecerá com o NOVO PLANO
DIRETOR - que definirá o futuro de MURIAÉ para os próximos DEZ ANOS. O Projeto
de Lei nº 100/2019 está disponível no site da Câmara: https://sapl.muriae.mg.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2019/2978/pl_100.pdf
"O
Plano Diretor não pode se restringir a princípios e diretrizes. Ele deve ter um
conteúdo que permita sua aplicação, ou seja, ele precisa gerar transformações e
começar a valer a partir do momento em que é aprovado. Isso significa ser autoaplicável.
Os instrumentos devem, na medida do possível, estar regulamentados sem
necessitar de outras leis para sair do papel.” (*)
(*) FONTE/LEIA MAIS
OS
VEREADORES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS –
disponível em:
COMO FIXAR OBJETIVOS
TÉCNICA S-M-A-R-T
"A
primeira regra da técnica SMART é que os objetivos demarcados devem ser
específicos, ou seja: eles devem ser claros e não podem permitir qualquer tipo
de interpretação dúbia ou controversa. O ideal é que seu objetivo seja
minunciosamente detalhado. Dessa maneira, as chances de sucesso tornam-se
exponencialmente maiores. Nessa fase, alguns pontos devem ser esclarecidos,
veja quais: Qual o motivo desse objetivo; Quais são as pessoas envolvidas no
projeto; Quais são as restrições desse objetivo; Quais são as demandas básicas
para que ele possa ser colocado em prática; O que está vinculado ao cumprimento
dessa meta.
"Para
que o seu objetivo seja realmente específico, você deve seguir um raciocínio
bastante detalhado. Em vez de estipular uma meta genérica como aumentar o
faturamento em 20%, você deve estipular um plano mais ou menos assim: expandir
em 20% as vendas na região Sul, nos nichos X, Y e Z, envolvendo a equipe A e B,
durante o segundo semestre de 2016, sem redução da margem de lucros ou de
índice de satisfação dos clientes e utilizando, no máximo, 40% da verba
reservada para esse tipo de investimento.
"FONTE/LEIA
MAIS: Site Administradores. com https://administradores.com.br/artigos/indicadores-e-metas-smart-saiba-tudo-sobre-o-metodo