05/11/2019

PLANO DIRETOR: OBJETIVOS

NOVO PLANO DIRETOR DE MURIAÉ

Um PLANO DIRETOR sem objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizável NÃO VALE NADA! Aliás, este é o caso de todos os planos diretores do país!

"Vereador, fique atento: planos diretores que têm apenas diretrizes não permitem sua aplicação, é uma carta de intenções que não vai gerar efeitos imediatos! É uma lei inócua, que logo se desmoraliza por não mudar nada na cidade." (*)

            
Foi EXATAMENTE o que aconteceu com o PLANO DIRETOR instituído pela Lei Municipal n. 3.377/2006 - e, infelizmente, será EXATAMENTE o que acontecerá com o NOVO PLANO DIRETOR - que definirá o futuro de MURIAÉ para os próximos DEZ ANOS. O Projeto de Lei nº 100/2019 está disponível no site da Câmara: https://sapl.muriae.mg.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2019/2978/pl_100.pdf

"O Plano Diretor não pode se restringir a princípios e diretrizes. Ele deve ter um conteúdo que permita sua aplicação, ou seja, ele precisa gerar transformações e começar a valer a partir do momento em que é aprovado. Isso significa ser autoaplicável. Os instrumentos devem, na medida do possível, estar regulamentados sem necessitar de outras leis para sair do papel.” (*)
 (*) FONTE/LEIA MAIS
OS VEREADORES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS – disponível em:


COMO FIXAR OBJETIVOS
TÉCNICA S-M-A-R-T
"A primeira regra da técnica SMART é que os objetivos demarcados devem ser específicos, ou seja: eles devem ser claros e não podem permitir qualquer tipo de interpretação dúbia ou controversa. O ideal é que seu objetivo seja minunciosamente detalhado. Dessa maneira, as chances de sucesso tornam-se exponencialmente maiores. Nessa fase, alguns pontos devem ser esclarecidos, veja quais: Qual o motivo desse objetivo; Quais são as pessoas envolvidas no projeto; Quais são as restrições desse objetivo; Quais são as demandas básicas para que ele possa ser colocado em prática; O que está vinculado ao cumprimento dessa meta.
"Para que o seu objetivo seja realmente específico, você deve seguir um raciocínio bastante detalhado. Em vez de estipular uma meta genérica como aumentar o faturamento em 20%, você deve estipular um plano mais ou menos assim: expandir em 20% as vendas na região Sul, nos nichos X, Y e Z, envolvendo a equipe A e B, durante o segundo semestre de 2016, sem redução da margem de lucros ou de índice de satisfação dos clientes e utilizando, no máximo, 40% da verba reservada para esse tipo de investimento.