07/03/2014

A ÚNICA SOLUÇÃO

Em 1937, Aldous Huxley escreveu:

"Em maior ou menor grau, todas as comunidades civilizadas do mundo moderno são constituídas de uma pequena classe de governantes, corrompidos pelo excesso de poder, e de uma grande classe de governados, também corrompidos, pelo excesso de obediência passiva e irresponsável."


Em 2005, João Ubaldo escreveu:
“Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias. Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Está muito claro... Somos nós os que temos que mudar.” 
Texto integral em:

A ÚNICA SOLUÇÃO
Participar do processo de gestão das cidades, porque, resolvendo os problemas das cidades (que são as partes), resolveremos os problemas do Brasil (que é o todo). Cidadania não é somente votar nas eleições e pagar os impostos em dia.
Em 2001, foi aprovada a Lei nº 10.257, denominada Estatuto da Cidade, que diz que as cidades devem ser administradas de forma “democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano”.
Maiores informações:

COMO PARTICIPAR
Primeiro, construindo órgãos de classe, associações, sindicatos, etc. fortes, legítimos e representativos (OAB, CREA, CRM, CDL, ACIM, Associações de Moradores de Bairro, etc.).
Segundo, participando da elaboração, da execução e da fiscalização do Plano Diretor da cidade, que, por ser o instrumento básico da gestão municipal, contempla objetivos e estratégias de geração de emprego e renda, moradia, saneamento, transporte, meio ambiente, segurança, saúde, educação, esporte, cultura e lazer.

Quem participou da elaboração do Plano Diretor de sua cidade? E quem está participando de sua execução e de sua fiscalização?