10/02/2013

GESTÃO PÚBLICA


Em maio de 1962, John F. Kennedy e André Malraux almoçaram juntos na residência presidencial de Glen Ora. 

Segundo Arthur Schlesinger, os dois “conversaram sobre a persistência da mitologia no mundo contemporâneo”. 

“No século XIX – disse Malraux – o principal tema entre os países europeus era monarquia versus república. Essa denominação encobria, na realidade, uma outra: capital versus proletariado.

No século XX, continuou a ser capital versus proletariado. Mas o mundo continuou a avançar.


Qual será hoje em dia o principal tema em debate?” 

“O principal tema em debate – respondeu Kennedy – é a gerência da sociedade industrial – um problema não de ideologia, mas de ADMINISTRAÇÃO."


BERKLEY. A revolução administrativa. São Paulo: Expressão e cultura, 1972. Apud CURY, Antonio. Organização e métodos: uma perspectiva comportamental. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1983, p. 11.

Comentário “anônimo” do ANACLETO:


Administração se faz com pessoas. Assim sendo, devemos refletir sobre as orientações que Jetro deu a Moisés (Êxodo 18,20-23):


“Ensine a eles os estatutos e as leis; faça que eles conheçam o caminho a seguir e as ações que devem praticar.

“Escolha entre o povo homens capazes e tementes a Deus, que sejam seguros e inimigos do suborno: estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez.

“Eles administrarão regularmente a justiça para o povo: os assuntos graves, eles trarão a você; os assuntos simples, eles próprios resolverão. Desse modo, vocês repartirão a tarefa, e você poderá realizar a sua parte.

“Se você fizer assim e Deus lhe der as instruções, você poderá suportar a tarefa, e o povo voltará para casa em paz.”