Outra forma de entendermos a natureza humana nos é apresentada pelo Guia -- uma entidade espiritual superior --, cujos ensinamentos foram canalizados por Eva Pierrados.
Segundo ele, a natureza humana pode ser dividida em Eu Superior, Eu Inferior e Máscara, conforme representado nas figuras abaixo
Segundo ele, a natureza humana pode ser dividida em Eu Superior, Eu Inferior e Máscara, conforme representado nas figuras abaixo
Em nossa origem -- este é meu entendimento -- o Eu Superior se encontra expandido, enquanto que o Eu Inferior é reduzidíssimo. No início, inexiste a Máscara.
Na medida em que vamos crescendo, vamos criando uma Máscara, o Eu Inferior vai-se expandindo, e o Eu Superior vai-se reduzindo proporcionalmente.
O Eu Superior é nossa centelha divina. Por isso, é "livre, espontâneo, criativo, generoso, onisciente e capaz de alegria e felicidade infinitas.
A camada que recobre o Eu divino, ou seja, o Eu Inferior, é "o mundo oculto de egocentricidade; [...] é a parte não desenvolvida, que ainda contém emoções negativas, pensamentos negativos e impulsos como medo, ódio e crueldade.
A camada mais externa, que as pessoas utilizam como um escudo protetor para encobrir o Eu Inferior e muitas vezes também o seu Eu Superior, é a máscara ou auto-imagem idealizada.
O processo de transformação tem por objetivo integrar o seu Eu Inferior e a sua Máscara ao seu Centro Divino. E o único modo possível de encontrar o seu eu verdadeiro, de chegar à serenidade e ao respeito de si mesmo e de viver sua vida plenamente é proceder à dissolução da auto-imagem idealizada. (1)
____________________
(1) PIERRAKOS, Eva. O caminho da autotransformação. 10ª ed. São Paulo: Cultrix, 2003, p. 37.