13/02/2013

DEPRESSÃO: QUEM SE DEPRIME?

Estive refletindo sobre a depressão.

Fora da ciência, para vários estudiosos, o ser humano é composto de um ego (personalidade) e de uma Essência (Alma, Espírito, Atma, Divindade, etc.).

Nós não nascemos com um ego; nós construímos o ego ao longo da vida. Daí, surge a pergunta: quem se deprime? O ego ou a Essência?


A resposta parece óbvia: é o ego! E faz sentido, porque as crianças, regra geral, não se deprimem, porque elas ainda não têm um ego (pelo menos um ego forte) para se deprimir.

Se é o ego que se deprime, e o ego foi construído pela própria pessoa ao longo da vida, é a própria pessoa que construiu sua depressão. Isso quer dizer que se a pessoa construiu sua própria depressão, ela pode desconstruí-la.

Primeiro, a pessoa deve se conscientizar de que é o ego que se encontra deprimido. Melhor ainda, desassocie-se da depressão. A propósito, nos dias atuais, não é difícil entender por que existem tantos egos (orgulhos e vaidades) deprimidos.

Se digo “meu corpo”, é porque eu não sou o meu corpo! Se posso observar meus pensamentos e minhas emoções, é porque eu não sou os meus pensamentos e as minhas emoções! Conclusão: eu não sou a depressão e, portanto, posso observar a depressão e agir sobre ela!

Criar o hábito de observar[1] a fisiologia, os pensamentos e as emoções é um bom começo. Depois, como ninguém fica deprimido 24 horas por dia, tentar descobrir a fisiologia, os pensamentos e as emoções que podem estar contribuindo para criar o estado de depressão. Paralelamente, rezar (meditar), a fim de entrar em contato com a Essência, pois esta é uma centelha da Mente Universal que nunca se deprime. Assim, ao fortalecer a Essência, diminui-se o ego e, consequentemente, se enfraquece a depressão a ele associada.

(Sobre ego e Essência, sugiro a leitura do livro “O despertar de uma nova consciência” (imagem acima) de Eckhart Tolle)