09/05/2011

SEM SAÍDA

O jornal Estado de Minas de 08.05.11 (Dia das Mães) trouxe duas notícias emblemáticas do  cenário político de nosso país. Uma se refere aos principais doadores dos partidos políticos em 2010. O PSDB, PMDB, PT e DEM receberam R$ 156 milhões das construtoras, conforme amostra abaixo:

ALGUNS DOADORES
DOAÇÕES-R$ MILHÕES
PSDB
PMDB
PT
DEM





Construtora Andrade Gutierrez
15,0
20,4
11,9
0
Construtora Queiroz Galvão
3,6
4,3
10,1
0
Construções e Com. Camargo Correa
3,0
2,0
3,6
0
Construtora OAS
3,1
3,5
7,4
0
Banco BMG
3,9
1,6
1,6
4,2

A outra vem sob o título “Um escândalo de festa”:

Saudado de pé por companheiros petistas como líder popular, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, protagonista do escândalo do mensalão (...) Mais de 200 pessoas compareceram à homenagem, no Centro de Catequese da Paróquia Nossa Senhora Abadia, em Buriti Alegre (...) Delúbio foi tratado como celebridade. Calorosamente recebido por 14 prefeitos da região, correligionários, amigos e parentes...

Sem relação de qualquer espécie – é importante ressalvar – com as notícias mencionadas, em Muriaé, duas notícias emblemáticas poderiam ser estampadas na mídia local.
A primeira se refere à denúncia de irregularidade no Orçamento Municipal de 2011. Às vésperas de completar cinco meses (16.12.10), a população aguarda tranquilamente uma manifestação formal do Ministério Público, das instituições denunciadas (Prefeitura, Câmara Municipal e COMUPLAN) ou das entidades que participam do Conselho (OAB, CREA, ACIM, CDL, Sindicato dos Servidores Públicos e Associações de Moradores de Bairros).
A segunda é mais recente; trata-se do simulacro de Audiência Pública de 23.02.11 que aprovou a prestação de contas e os relatórios da gestão fiscal relativa ao terceiro quadrimestre de 2010. A audiência ( “pública” ou “privada”?) foi constituída “sob os olhos” de somente 4 (quatro) cidadãos, apesar de ter sido realizada no recinto da Câmara de Vereadores (representantes do povo e responsáveis pela fiscalização do município!), e a lei determinar que sua realização ocorra na “comissão referida no § 1º do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais” (LC nº 101/00).
Como estamos tratando de coisas emblemáticas, consta da entrevista do Presidente da Câmara Municipal de Muriaé – disponível no site http://www.camaramuriae.mg.gov.br/site/:
 Repórter: “Como o senhor prevê a relação entre o Legislativo e o Executivo Municipal ao longo de 2011?”
Presidente: “Será uma relação de independência. Como já disse, fiscalizamos o Poder Executivo... (grifo nosso).

POST SCRIPTUM
Fiquei preocupado com o significado correto da palavra emblemático. Consultei o Aurélio: “Que tem caráter de emblema ou símbolo: Representado por um emblema.  Altamente significativo; exemplar”. Exemplificando: este é o emblema de país, de estado e de cidade que os pais estão deixando para os filhos; os governantes para os governados; os políticos para os eleitores; os professores para os alunos; e as igrejas para os fiéis!