23/05/2014

DROGAS: PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO

Por que falar de drogas (combate e prevenção)?

Porque “a terapia chega tarde demais; agindo quando o indivíduo ainda estivesse bem, intervenções preventivas economizariam um oceano de lágrimas". E de dinheiro!

A dependência química é, sem dúvida, a maior desgraça do mundo moderno, e vencer a dependência de drogas (lícitas ou ilícitas) é um dos maiores desafios do ser humano.

Na palestra, eu não falo especificamente de drogas. Falo, principalmente, de comportamento (com base em recursos da Programação Neurolinguística - PNL), ou seja, o que leva alguém à dependência química, e qual é o comportamento que deve ser adotado por alguém que quer se recuperar.


Semanalmente, durante 2 (duas) horas, ao longo de 7 (sete) anos, conversei com residentes da El Shaday -- uma comunidade terapêutica que trata da recuperação de alcoólatras e toxicômanos.


Creio que aprendi mais com eles do que eles comigo. Aprendi muito sobre o que é a verdadeira espiritualidade e o que realmente faz a diferença em termos de mudança comportamental.


Um homem que viveu estados alterados de consciência  -- provocados, por exemplo, pelo consumo de 30 (trinta) pedras de crack numa noite – tinha muito a me ensinar, se eu soubesse “ler” as experiências que ele me narrava.


Por outro lado, um homem que perdeu a esposa, filhos, emprego, saúde e a dignidade se encontra no fundo do poço: somente lhe resta, portanto, a “mão de Deus”, ou seja, uma autêntica espiritualidade!


Para trabalhar a parte comportamental, eu me valia dos recursos da Programação Neurolinguística – PNL. Mais informações em: http://blogdojoseanacleto.blogspot.com.br/2013/02/uma-total-mudanca-de-mentalidade.html.


No que se refere à parte espiritual, a base é a crença num Poder Superior e, principalmente, nos ensinamentos de Jesus Cristo, complementados com idéias de estudiosos e pensadores de diferentes correntes religiosas. Mais informações em: http://blogdojoseanacleto.blogspot.com.br/2010/05/meus.html.

A palestra está direcionada para drogas (prevenção e recuperação), mas a maior parte de seu conteúdo se aplica às demais áreas do comportamento humano (ou seja, relações de pai-filho, marido-mulher, professor-aluno, patrão-empregado, vendedor-comprador etc.), principalmente porque a PNL, conforme é conhecida por alguns, é o “manual do usuário do cérebro humano”, ou seja, ela ensina as pessoas a usar o cérebro e a mente de forma mais eficaz.

UMA HIPÓTESE DE TRABALHO
  • O ser humano adulto é composto de Espírito e ego.
  • O Espírito e o ego agem sobre o corpo e a mente.
  • O Espírito interage com o ego, assim como o corpo interage com a mente.
  • A qualidade de vida depende da qualidade do corpo e da mente que, por sua vez, depende da qualidade da relação existente ente o Espírito e o ego.
  • A qualidade de vida realimenta o espírito e o ego, num círculo (virtuoso ou vicioso).
  • No mundo de hoje, regra geral, a relação entre o Espírito e o ego não está equilibrada: as frágeis ações do Espírito encontram-se dominadas por fortes ações de um ego poderoso.



---------------------------------------------------
PALESTRAS GRÁTIS
  • A convocação dos participantes, as instalações físicas e o data-show devem ser providenciados pelos interessados.
  • As palestras, regra geral, têm a duração mínima de uma hora, com acréscimo de 30 minutos para perguntas.
  • A data e o horário devem ser combinados, com antecedência.
---------------------------------------------------

Para maiores informações: CLIQUE AQUI.