18/01/2013

VALE A PENA APRENDER PNL?

Tenho 68 anos. Desde jovem me interessei pela área comportamental. Meu primeiro aprendizado teórico se deu em 1962 através da leitura do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie. 

Paralelamente aos cursos que fazia por exigências de minha profissão, ia estudando e pesquisando sobre a área comportamental. Lia, principalmente, sobre psicologia, filosofia, sociologia, esoterismo e espiritualidade. 

A verdadeira descoberta ocorreu em julho de 1994. Entrei numa livraria em Brasília e deparei-me com o livro “O poder sem limites” de Anthonny Robbins. Numa rápida leitura do prefácio, constatei que se tratava de um livro diferente. Ele não tratava “do que fazer” e “por que fazer”, mas “DO COMO FAZER”. Até então, todos os livros que tinha lido não ensinavam “como fazer”. Por exemplo, eles recomendam “mantenha a calma”, mas não lhe ensinam como você deve proceder para “manter a calma”. A PNL lhe ensina O COMO!

A esta altura, você deve estar pensando: “Se a PNL ensina O COMO, e o Anacleto está lidando com PNL desde 1994, ele não deve ter problemas psicológicos”. Infelizmente, existe uma enorme diferença entre a teoria e a prática. Praticar PNL é um desafio. Frequentemente, sou cobrado por minha esposa: “Você não devia agir assim, afinal onde está sua PNL”? Mas uma coisa é certa: muita coisa mudou e vem mudando em minha vida desde aquela noite de julho de 1994. Não é mágica (ou é?), mas um simples pressuposto como "se o que você está fazendo não está funcionando, faça qualquer outra coisa" pode fazer uma grande diferença. Esse pressuposto sempre me lembra as centenas de vezes que os pais mandam seus filhos apagarem a luz quando sair! E continuam mandando até a morte! 

Mas o que é Programação Neurolinguística – PNL? A PNL não apresenta novidades; os seus criadores -- Richard Bandler e John Grinder -- somente "formataram" uma série de conhecimentos -- de forma inteligente, é verdade! Existem inúmeras definições, prefiro aceitar a definição mais simples, ou seja, a de que “PNL é o manual do usuário do cérebro humano”. Um manual que ensina a “(re) programar nosso cérebro-mente através da linguagem”. Por se tratar do “manual do usuário do cérebro humano”, a PNL se aplica a toda as áreas de nossa vida. Por exemplo, você usa o cérebro-mente para dialogar com filhos, vender, liderar subordinados, ensinar alunos, etc. e, principalmente, gerenciar o seu mundo interior.

Retornemos à minha história. A PNL me levou a estudos esotéricos e espirituais. Por alguns anos, coloquei a PNL em "stand by" e segui a orientação do Osho: “Por que trabalhar no varejo, ou seja, corrigir problemas isolados de comportamento, se você pode corrigir todos os problemas de uma só vez”? Desse modo, ingressei-me num mundo “ALÉM DA PNL”.