24/10/2010

MURIAÉ FOLIA

O COMENTÁRIO

É triste, mas o comentário abaixo postado por um internauta anônimo espelha a dura realidade dos moradores da Gávea. Infelizmente, não apenas dos moradores da Gávea, mas de toda Muriaé e de todo o Brasil.

Por omissão do Poder Público, dezenas de pessoas são soterradas por desmoronamentos. As pessoas choram e rezam, reúnem de forma solidária entre si para arrecadar migalhas, mas -- não sei por que motivo -- elas não se unem e partem para fiscalizar as contas das prefeituras e ver de que maneira é gasto o dinheiro dos impostos, que poderia evitar tantas tragédias ou minimizar o sofrimento de milhares de brasileiros. Certamente, não é por falta de amparo legal, pois, nesse sentido, dentre outras, duas leis se destacam: Lei nº 10.257/01 (Estatuto da cidade)  e a Lei complementar nº 101/00 (Lei de responsabilidade fiscal).

Até o momento, somente me ocorrem três explicações.
  1. A primeira foi escrita por Aldous Huxley em 1937: Em maior ou menor grau, portanto, todas as comunidades civilizadas do mundo moderno são constituídas de uma pequena classe de governantes, corrompidos pelo excesso de poder, e de uma grande classe de governados, também corrompidos, pelo excesso de obediência passiva e irresponsável.
  2. A segunda foi escrita pelo próprio Ministério das Cidades: Os instrumentos contidos no Estatuto (Lei 10.257/01), não são suficientes, por si sós, para fazer falar muitos cidadãos que, ao longo dos anos, introjetaram atitudes de submissão, ou foram longa e duramente discriminados socialmente.
  3. A terceira é do Anacleto (2010): Introjetaram -- de forma tão vigorosa na mente inconsciente da classe pobre, para eles não se rebelarem -- que sofrer neste mundo é garantia de felicidade eterna no paraíso celestial, que as pessoas não acreditam nem mesmo na própria Bíblia. Para começar, ficam procurando um Deus lá nas alturas, quando a Bíblia diz taxativamente que somos o templo de Deus, e que Deus habita em nós (Rm 8,9 e 1 Cor 3,16). E Jesus circula de casa em casa pela internet, enquanto São Paulo recomenda: “Façam uma revisão de si mesmos. Será que vocês não reconhecem que Jesus Cristo está em vocês?” (2 Cor 13,5).
 A NOTÍCIA

Trata-se de um comentário postado no blog www.eliasmuratori.combr:
"O estado em todas as esferas é omisso. Será necessário residir novamente lá naquele bairro, um outro juíz para colocar ordem nessa bagunça. Embora a população que é prejudicada poderia reivindicar isto, mas ela é desorganizada e não tem foco em suas reclamações, parece porra loka, reclama, fala, esperneia e não age."